sexta-feira, 19 de maio de 2006

Praga (cidade)

A visão noturna de Praga é de extraordinário encanto. Os caras sabem como ninguém iluminar os castelos, igrejas, pontes e edifícios antigos. Como a cidade é cortada pelo rio Moldávia e muitas de suas construções são voltadas para ele a cidade ganha um encanto especial à noite. A cidade se vê refletida nas águas do rio e se mostra bela e oferecida.
Mesmo que se estranhe na chegada uma certa má vontade no atendimento aos forasteiros, uma certa mania de errar nas contas, aos poucos a cidade vai se revelando muito maior do que estas coisas. Não é à toa que é chamada de Paris do Leste e a ela acorrem pessoas de todas as partes do mundo, muitas das quais jovens, procurando curtir sua agitação e ambiente alegre. A cidade conta com aproximadamente 1,2 milhão de habitantes e se espalha pelos dois lados do rio, basta comprar um bilhete do sistema de transportes e circular por ela em metro, ônibus ou bonde, ir a todo canto. Mas o bom mesmo são as longas caminhadas que permitem ir se conhecendo as ruelas, passagens e becos. O ponto de partida mais comum para os passeios é a chamada Praça da Cidade Velha, de onde saem charretes, tipo carruagem, puxadas por enormes cavalos e também citytours de ônibus, triciclo a pedal e mesmo excursões a pé. Dali pode se ir ao bairro judeu – Josefov - através de uma rua arborizada, tipo Boulevard de nome Parizska, bem sugestivo, não é? Ou, seguir através da Ponte Carlos IV, referência da cidade,  para a Igreja de São Vito no Castelo de Praga e o Parque Mala Strana. No caminho pode-se também visitar a Igreja do Menino Jesus de Praga e a Igreja de São Nicolau. Parece haver tantas igrejas em Praga qunato em Salvador. Como uma cidade com mais de mil anos de história, sede de impérios, sua riqueza arquitetônica e cultural se mostra por todo os cantos, nos detalhes de suas construções, nos verdadeiros quadros pintados em suas paredes externas, nas inúmeras fontes espalhadas pelas praças e átrios das quadras e principalmente na riqueza encontrada em suas igrejas e museus.
Praga é antes de tudo uma cidade cheia de vida, com muitos músicos pelas ruas, oferta de concertos, teatro de marionetes, óperas e até apresentações ao ar livre de danças folclóricas.
Enfim Praga é uma das grandes praças do Mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário