quarta-feira, 26 de abril de 2006

Annency


Uma das coisas boas da vida é pegar uma estrada e seguir por ela, vendo a variedade de paisagens que vão aparecendo diante dos nossos olhos. No caminho de Arles para Annecy, nessa época do ano, vê-se muitas árvores sem folhas, mas muito floridas. Santa ignorância! Serão cerejeiras, com aquelas tonalidades róseas que vemos em cartões postais do Japão?  Serão macieiras, aquelas com flores brancas nos galhos, ou talvez ameixeiras? Quais os nomes delas?… A paisagem é de um campo bem cuidado e colorido, levemente ondulado, sempre com pequenas propriedades rurais, com suas casas e canteiros. A viagem se torna um passeio. Indo-se pelas estradas secundárias, vai-se passando por dentro de pequenas vilas e aldeias, onde o ambiente transmite a paz dos interiores. Foram 367 km neste ambiente, mais ou menos umas seis horas, com algumas paradas, é claro.
Annecy fica à beira de um lago no pé dos Alpes, com água límpida refletindo montanhas nevadas; tem uma parte antiga, cortada por riachos, com ruas estreitas de pedestres, o que sugere o apelido apropriado de Pequena Veneza. É agradável passear pela beira do lago, observar os patos e cisnes nadando e o pessoal dos esportes náuticos aproveitando do tempo ensolarado. Ao longo das margens do lago, há muitas casas grandes que parecem ter sido feitas pra gente abonada passar férias.
Na parte histórica, viaja-se pelo tempo ao caminhar por ruelas, de casas assobradadas e antigas, da época em que ainda não se sonhava com o automóvel. De quando em quando, chega-se a alguma praça repleta de gente a conversar e bebericar nos bares que espalham mesas e cadeiras pelas calçadas. Não dá para resistir, é sentar, também pedir alguma coisa e deixar-se ficar… Tudo muito zen.  Mas, ainda na parte histórica, à beira dos riachos que cortam a cidade, é que estão os lugares mais bonitos com suas pequenas pontes enfeitadas por vasos de flores; o que dá um toque de classe à pequena Annecy. Há algumas cidades que parecem ter sido feitas para se passear, Annecy é uma delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário