domingo, 29 de janeiro de 2012

CUBA - QUE LO DESFRUTEM

Em praticamente todos os bares e restaurantes de Havana, quando alguém lhe serve algo para beber ou comer conclui com votos para desfrute do momento: seja um mojito (rum com hortelã amassada, sumo de limão, água com gás, angustura e gelo), uma cerveja Bucanero ou Cristal, ou ainda, qualquer coisa para comer.

La Habana é hoje uma cidade super turística, com muita gente de todos os cantos do mundo, onde se come bem e ouve-se boa música. As obras de restauração dos prédios iniciadas a partir de 1982, quando foi declarada como parte do Patrimônio Histórico da Humanidade, pela UNESCO, já mostra uma cidade cheia de charme, onde se sobressai um ambiente musical em todas as horas; pelo jeito os planejadores governamentais incluíram no padrão de todos os bares e restaurantes a exigência de música ao vivo. Cuba tem hoje muito mais que o Buena Vista Social Club, embora continuem faturando o sucesso do filme. Há muitos jovens, entre os quais várias mulheres, tocando instrumentos de orquestra nos quartetos que se apresentam em todos os lugares. É sem dúvida uma das cidades mais musicais da atualidade. A “Cidade Vieja” é um show permanente.
E a Havana caindo aos pedaços de que tanto falam? Continua por toda a parte, dá pena de ver, fachadas mal conservadas, vidros quebrados, um horror, parecidas com a cidade histórica de São Luiz do Maranhão, partes da Lapa e do bairro de Fátima no Rio de Janeiro, certas periferias. Uma tristeza.
A gente cubana é desestressada e cordial, que vive em ritmo quase baiano: a exceção de alguns simpáticos chatos que acham que podem abordar as pessoas para pedir umas moedas ou vender- “cubanos”, charutos autenticamente falsificados.
Porém, apesar de ser hoje uma cidade bastante turística, a utilização de cartões de crédito ainda é muito reduzida, a internet é prá lá de lenta e pouco disponível o que torna necessário que os visitantes tragam boa quantidade de moedas conversíveis, (o euro é a mais usada,pois há uma taxa extra para o dólar americano). Os Cartões de Débito não são utilizáveis por estas bandas. Saques, só no cartão de crédito VISA ou Mastecard.
Percebe-se logo ao chegar ao aeroporto de Havana que seus “fingers” não têm o costumeiro patrocínio do HSBC, o que desde logo indica alguma coisa. O melhor é grana viva, cujo câmbio é fácil de fazer e é tabelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário