quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O QUE NOS ESPERAVA NO CANADÁ

Uma das estradas mais bonitas do mundo é a rodovia que liga Jasper a Banff, duas cidades que são referência de Parques Nacionais que protegem e organizam o acesso a milhares de pessoas às belezas das Montanhas Rochosas Canadenses, seus lagos e trilhas. São cerca de duzentos quilômetros onde a vontade é parar a cada metro para contemplar o cenário natural. A pista segue pela cadeia de montanhas, próxima a picos nevados, em longos trechos margeando rios e lagos.

O dia 12 de setembro estava totalmente ensolarado e céu azul-brigadeiro limpinho. Mesmo quem estava dirigindo não perdia nada, porque a cada curva, subida ou descida, o slide show mostrava imagens de encher os olhos e alma.

Para! É a visão do Lago Bow, que apresentava os desenhos das montanhas se projetando na água em leve movimento de modo a formar como que paletas de pintura multicolorida em permanente mutação. Uma situação que nos emocionou; um olhando e falando para o outro: “esta é a estrada mais linda que já vimos”.

Quando se pensa viajar para o oeste do Canadá, tem-se em mente a beleza natural do relevo, as Rocky Mountains e as opções de atividades ao ar livre em seus lagos e rios. Pensa-se também em visitar a famosa estação de esqui de Whistler e as cidades de Vancouver e Victoria, cheias de vida e charme.

Mas, além das belezas naturais, se encontra também uma sociedade cordial multicultural e multirracial, com grande presença de asiáticos, entre os quais se destacam os de origem chinesa que desde o século XIX migraram para ser mão de obra na construção das ferrovias que ligam o leste e oeste deste país enorme. (aproximadamente 8000 quilômetros linha férrea).

Vancouver é certamente um dos lugares mais cosmopolitas do mundo, onde metade da população fala em suas casas e nas ruas outro idioma além dos oficiais inglês e francês. Outra coisa que chama atenção é a grande quantidade de jovens mulheres que adotam a vestimenta muçulmana, sugerindo talvez uma expansão religiosa e cultural do Islã.

Vimos também em um trecho de avenida, uma ao lado da outra: Mesquita, Pagode Budista (ou será Xintoísta?), Igreja Ortodoxa e outra Cristã. Enfim um ambiente civilizado de convivência entre diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário