Chegamos a uma cidade toda envolvida na comemoração dos 250 anos do nascimento de Mozart, Wolfang Amadeus Mozart. Chocolates, bombons, latas de biscoito e diversos objetos com a imagem do compositor. A programação musical em sua homenagem está apenas se iniciando, mas já dando pra sentir que o clima vai esquentar nesta primavera e verão. São muitos os concertos em palácios e igrejas, com músicas de Mozart .
Salzbourg, tem muito charme, é uma cidade pequena cortada pelo rio Salzach, cuja parte velha da cidade apresenta várias ruelas e praças com fontes e edifícios bem conservados. Neste início de primavera os canteiros de flores já colorem todos os lugares: tulipas, amores perfeitos, e várias outras, sem falar das árvores de magnólia que estão exuberantes. Caminhar por suas ruas é como surfar, por um jardim, no tempo e em sua história. Sob o arco de um antigo prédio medieval assistimos a um jovem e talentoso pianista executar peças musicais belíssimas, em um instrumento em estado precário que o próprio havia levado para lá: um artista de rua a tocar a cata de algumas moedas. Temos visto por aqui diversas pessoas se virando desta maneira. Não são tão hábeis quanto os nossos malabaristas dos sinais de trânsito, mas dão pro gasto. Há também um belo castelo no cimo de um morro de onde se vê toda a cidade. Abaixo, do outro lado do rio, há um palácio com um belo jardim, de nome Schloss Mirabel, cuja particularidade é ter sido construído por um arcebispo poderoso para sua amante judia Salomé, diferentemente de um certo João Baptista que teve sua cabeça cortada por ter resistido a outra do mesmo nome.
Em Salzbourg também foi encenado o glamouroso filme Noviça Rebelde que, para quem não se lembra, tem uma canção que domina o filme (edelweiss) que simboliza a resistência de um capitão galã à invasão da Áustria pelo nazismo. Holywood reescrevendo a história. O filme narra as peripécias de uma noviça cuidando de crianças e mostra várias partes da cidade. O sucesso deste filme divulgou bastante Salzbourg e a colocou no trajeto turístico da Áustria. Não encontramos muitas noviças por aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário